Cidade Tradicional

Por Fernanda Dutra Sousa, Fernanda Tavares Reis, Nayara Bonilha de Araujo e Renato Carvalho Araujo Júnior. (Vivian Rossi)

Revista: Dejavú

CARTA EDITORIAL

A dejavú de estreia traz na sua primeira edição, uma coletânea de visões sobre as tradições paulistas, matérias sobre tradição em uma versão mais “pop”, abordando a tradição sob um viés artístico e com um perfil mais familiar, trazendo informação, cultura e interesses para a geração mais volúvel da história paulista.

A primeira edição da revista quer traçar um panorama das tradições que se manifestam através das famílias em SP, explicado pela cultura, pelo design, pela arte e pelos costumes.

 

FERNANDA DUTRA

dutra

Look

Look tradicional, brincando com as cores, para não cair no entediante, o salto se mantém no preto comum, a bolsa carteiro preta traz também um retrô pop ao look.

DUTRA

Look internet

Street mais clássico impossível.

Num conceito total white, o conforto e as modelagens sport e street são mantidas, o recorte na barra do vestido da toda a introdução que o tênis pede, trazendo numa versão difícil e minimalista todo o street confortável que o dia-a-dia pede, claro, jamais deixando a elegância de lado.

DUTRA

Look de rua

Look, com bases tradicionais, como a camisa com modelagem conservadora e o sapato, que de acordo com o fotografado, foi feito por um sapateiro que nunca produz um sapato duas vezes, a bermuda deu a quebra na seriedade do look, além do piercing que traz toda uma informalidade a produção.

FERNANDA TAVAREZ

tavarez

Look

Tradição: Muitos trabalhos hoje em dia não utilizam uniforme, porém tradicionalmente o look social é usado para reuniões e eventos mais formais. Esse código de vestimenta é utilizado para representar a formalidade da ocasião e a seriedade, e quando usado por mulheres as confere um ar de poder, podendo representar a autoridade dela em um local de trabalho.

tavrez

Look internet

(O vestido de noiva é usado tradicionalmente para a cerimônia de casamento.  A cor mais usada é o branco em modelagens variadas entre curtos e longos. O seu uso é uma tradição difundida há anos, e, embora muitas noivas ousem mudar, ele é predominante até os dias de hoje.

tavarez

Look de rua

(Roupa tradicional cigana, tirada por Fernanda Reis)

NAYARA BONILHA

NAY

Look

NY

Look internet

A escolha da foto foi devido a releitura do kimono japonês tão tradicional para os dias de hoje.

ay

Look de rua

(Foto tirada por Nayara Bonilha em MS)

RENATO CARVALHO

rento

Look

RENATO

Look de rua

RENATO

Look internet

VIVIAN ROSSI

VIVIAN

Foto tirada no Evento Revelando São Paulo, índios do Interior do Trabalho do Estado. ( POR Vivian Rossi)

Tradicionalismo Indígena: a cultura indígena no Brasil é tradicional para o nosso país, mesmo hoje em dia tendo poucas tribos, e muitas delas terem sofrido interferência por causa da aproximação com o homem branco, causando então uma mudança na indumentária indígena.

Na foto em que tirei pode-se notar essa interferência no modo em que eles se vestem, pois não estão nus, e sim com short, biquíni e por causa do frio um casaco de moletom. Mesmo assim ainda existem características da sua cultura como a pintura corporal, acessórios feitos de penas, sementes e às vezes dentes de animais, o cocar, e um saiote ou tanga para cobrir o sexo feito de entrecasca de árvores, mas também pode ser de penas, folhas, sementes ou  até mesmo de miçangas.

Existe também a tradição de andar descalço, mas como eu disse anteriormente, a interferência com outros povos, fez com que muitos passassem a usar calçados.

VIVIAN

Foto tirada da Internet no site http://garfoebombacha.blogspot.com.br/2010/09/cultura-pilcha.html; Churrascaria Garfo e bombacha onde ocorre esse show com música e dança tradicional Gaúcha. ( POR Vivian Rossi)

Traje masculino: Usada pelos pobres na Guerra do Paraguai a bombacha surgiu com os Turcos.  O lenço do pescoço com as cores branco e vermelho são as mais tradicionais.

O chapéu é de copa baixa, botas pretas ou marrons, colete, camisa, e guaiaca.

Traje Feminino: vestido preferencialmente, de uma peça, com barra da saia no peito do pé, passa-fitas, apliques, babados e rendas não tem quantidades certa, o tecido estampado ou liso, sendo facultado o uso de tecidos sintéticos com estamparia miúda ou “petit-pois”.

Uso de Bombachinha que deve atingir a altura do joelho, meias longas, sapato com salto baixo que abotoe do lado de fora, por uma tira que passa sobre o peito do pé.

Cabelo solto ou com trança com enfeites como flores e fitas.

 

 

 MAKING OFF

A

JAKKS

JKD

LKJSLKDJAS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s